quinta-feira, 31 de março de 2011

Prímulas

Os canteiros nas ruas da Turquia estavam cheios de primulas (Primula x polyantha). Eu estava ansiosa para ver as tulipas, flores de origem turca, mas poucas tinham florido quando estava vindo embora. Via-se apenas a folhagem delas em meio as primulas.

A primula, originária da Europa (não consegui descobrir especificamente de que lugar!), tem esse nome em função de ser ser a primeira a florir, até mesmo antes da primavera, no finalzinho do inverno. Tem muitas cores e os canteiros estavam coloridíssimos.


A primula lembra um pouco a violeta africana em seu formato, e acredito que os cuidados com ela devam ser os mesmos. O local iluminado mas sem sol direto.
Aqui no Brasil acho que essa espécie passou a ser mais comercializada a pouco tempo. Há uns três ou dois anos vi pela primeira vez vasos dela. Achei que era um tipo diferente de violeta... E confesso que a minha morreu depois que o período de floração terminou.

Alguém aí tem dessas flores em casa? Alguma dica para o cultivo?

quarta-feira, 30 de março de 2011

Regador maluco

Estou de volta! E totalmente em dívida com vocês... esse mês não postei NADA! Que feio...
Bom, a viagem foi ótima. Muita cultura e uma aula de história, apesar do friiiio que não foi embora com a chegada da primavera por lá.
E como nos países em que faz muito frio e neva no inverno, a chegada da primavera era vista nos canteiros floridos que estavam sendo plantados nas cidades. Porém, não terei muitas fotos para mostrar :(

Mas, fui ao Mercado Egípcio ou Mercado de Especiarias em Istambul, e numa parte externa havia lojas de jardinagem e animais. E achei engraçadissimo esse irrigador que estava em funcionamento dentro de uma caixa de vidro. Marido que teve a idéia de fazer um filminho para postar aqui.
É uma idéia divertida para o jardim, mas confesso que achei um exagero o tamanho da flor! Talvez se fosse menor e também se ficasse bem próxima ao chão.

E você? Gosta de colocar itens divertidos no seu jardim?

video

quinta-feira, 17 de março de 2011

Em férias

Oi, pessoal! Ando sumida, né? Desculpem não ter deixado uma mensagem pra vocês, mas trabalhei que nem louca antes de sair de férias. Fiz minhas malas em cima da hora e não deu pra escrever os posts que eu queria...

Até tentei daqui onde estou, mas a internet turca não deixa eu acessar o blog. Sei lá porque. Então mandei esse post via email pra minha irmãzinha publicar.

Eu devo voltar em duas semanas e infelizmente, pelo jeito, não conseguirei postar nesse período.

Beijo grande e até a volta!!!