domingo, 31 de outubro de 2010

O encantador Raul

Na sexta-feira estava de folga no trabalho e fui fazer o III Curso de Imersão em Paisagismo com o Raul Cânovas. Costumo ler as entrevistas e artigos que faz na Revista Natureza, tento acompanhar seus textos no blog Jardim das Idéias. Sempre me pareceu um paisagista conceituado, muito ligado a natureza, que gosta do que faz.

Confesso que fiquei com receio de no meio do dia ficar, desculpe-me a expressão, de "saco cheio". Ultimamente não tenho tido muito paciência para cursos e tem que realmente ser bom para eu voltar nas aulas. Mas, como era só um dia e faz tempo tinha curiosidade de conhecê-lo pessoalmente, me inscrevi.
Se olhar os slides apresentados no curso, não trazem um conteúdo muito diferente do curso de paisagismo básico que fiz há alguns anos. E se pensarmos que esse curso foram apenas 8 horas de aula, esse conteúdo estava bem condensado, poderíamos dizer superficial.
Mas, ao contrário da impressão que se possa ter ao olhar o material, sai de lá sabendo muito mais. Raul conta mesmo suas experiências, o que dá certo, o que não dá certo, o que pode ser feito, conta histórias. Histórias de sua vida, de seus projetos, sobre aquilo que acredita. Devorava cada palavra sua, me emocionava com o seu amor pela natureza, pela beleza da vida.

Foi realmente um dia que valeu muito a pena. Fiquei encantada com esse argentino, que vive no Brasil há muitos anos, cresceu em meio a natureza, aprendendo a respeitar e admirá-la. É uma simpatia só. Ele tem muita experiência e fica muito feliz em poder compartilhá-la. E não se dá por satisfeito: está sempre estudando e querendo saber mais.

E eu fiquei refletindo aqui que tenho um longo caminho a percorrer se resolver um dia mudar mesmo de profissão...

Projeto do Raul - foto tirada do site dele

Você curte jardinagem, paisagismo, natureza? Se tiver oportunidade de assistir a uma palestra dele, não perca. Vale a pena! Acesse o site dele para conhecer um pouco mais sobre ele e seu trabalho, assim como agenda de cursos e palestras. E acesse o blog para ler textos belíssimos e tirar dúvidas também. Ele sempre responde.

Bj

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Inspiração fácil

Andando pela rua coberta lá em Gramado, onde estava acontecendo a Feira de Gastronomia, encontrei esses cantinhos, que achei uma graça. E fáceis de serem reproduzidos por você que tem um pequeno cantinho num corredor lateral, ou na frente da casa, ou até mesmo aí na sua varanda, se ela for maiorzinha. Um banco, com um canteiro florido, formado na verdade de vasos, arrematados com pedaços de madeira. Não precisa ter a pérgola necessariamente, pode-se colocar uma treliça na parede ou um enfeite.
E adorei os candelabros improvisados com arame, vidros de mantimentos, água e velas boiando.


Um jeito fácil e rápido de ajeitar um lugar aconchegante, nem que seja provisório, só para uma festa ou uma noite romântica. Fica a dica.

Bj e bom feriado prolongado a todos!

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Hortênsias

Quando contava para as pessoas que ia para o sul nessas férias, visitar Gramado e Canela, todo mundo me falava das hortênsias. Ah! São tão lindas, todas floridas, agora é época, né? E eu não sabia, desconfiava que talvez não fosse, mas concordava com a pessoa.

E aí que em Gramado, tem hortênsias plantadas por tudo quanto é canto. Inclusive, tem a Avenida das Hortênsias lá, onde por toda sua extensão tem a espécie plantada. Elas estavam muuuuito lindas, verdinhas, com folhas enormes. Mas, sem flores... Dava para ver os botões se desenvolverem em algumas, mas nenhum buquezinho pra contar história.

De lá, fomos para Bento Gonçalves e Vale dos Vinhedos, onde, confesso, bebi muito vinho. Dessa parada, o último destino seria Florianópolis e marido resolveu pegar uma estrada diferente para passarmos pelo Parque de Aparados da Serra e ver os canyons (uma estrada de terra, que vou te contar... quase morri de enjoo e de tanto sacolejar!). Voltando, para ir embora de lá, ainda na estrada de terra, descemos a serra e paramos em alguns pontos que tinham uma vista bonita. E num desses, eis que surgem as hortênsias!!! F-L-O-R-I-D-A-S!!!
Dá só uma olhada. Fiquei espantada com o tamanho dos buquês, enormes!!! Cada um tinha facilmente mais de 30 cm de diâmetro.


A hortênsia (Hydrangea macrophylla) é um arbusto de origem chinesa e japonesa, que atinge de 1 a 2,5m de altura, aprecia clima frio, por isso ser comum cultivá-la no sul do país ou em cidades serranas. Elas florescem na primavera e no verão, descobri agora pesquisando. Pode ser cultivada em vaso ou canteiros, sempre a pleno sol. Costuma-se podá-la drasticamente no fim do inverno.


Por pouco não volto frustradada de não ver nenhuma florida!

domingo, 24 de outubro de 2010

Gramado florido

Já comentei brevemente como fiquei encantada com as cidades floridas do sul do país, não? Então, vai uma amostrinha do que vi em Gramado, porque as fotos, ao meu ver, não conseguem dar a dimensão exata do que os olhos enxergam lá, ao vivo. É simplesmente maravilhoso.

Os postes que parecem antigos, com toda a fiação embutida (o que faz toda diferença), com direito a vasos de flores. Parecido com o que mostrei aqui.


Na frente das casas e do comércio, sempre que possível tem um jardim, florido. E achei super legal os termômetros espalhados pela cidade, também ornados e com direito a vasos.


Toda margem das avenidas principais e as rotatórias, e das avenidas nem tão principais assim, são assim, floridas, cada qual com um arranjo. Muitos amores perfeitos, petúnias, gerânios, rabo de galo, moréias, alissos, boca de leão. Não dava para tirar foto de cada canteiro, ia ficar aqui por dias mostrando pra vocês.


E as esquinas? Cada qual tratada de maneira diferente. Essa tinha um banco com esses tachos floridos.


Nessa outra, pérgola, com banquinho. Cada uma era de um jeito, e sempre convidativa.


Entenderam por que fiquei encantada?

Bom, já estou de volta, e a próxima semana não vai ser muito fácil pra mim. Deixei alguns posts programados, mas é bem provável que eu suma. Espero que no feriado consiga responder a todos.

Beijo e boa semana a todos!!!

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Lirio bicolor

Vocês conhecem esse lírio? Tinha um monte deles enfeitando a entrada e a estrada de uma vinícola que visitamos ontem aqui no Vale dos Vinhedos. Achei lindo!

 
Eu nunca tinha visto e fiquei intrigada como ele tem três pétalas de uma cor e as outras três de outra. Imagino que deva ser um hibrído, ou seja, foi modificado geneticamente pelo homem. Não sei... não achei nada na net sobre.
Se souber mais sobre ele, me conta?
 
bj
 
PS.: Continuo encantada com as cidades aqui do sul, todas cuidadas e floridas. Até o mato que cresce na beira das estradas é florido. Um encanto.

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Vasos na calçada

Canela é uma cidade charmosíssima. A avenida principal toda florida e as lojas e casas também, com jardins fofos. Adorei esse aí da foto.
É um restaurante e como a parte da frente virou varanda, onde são colocadas mesas quando está aberto, a opção foi colocar vasos na frente. É o que eu imagino pelo menos... Só sei que a composição ficou ótima e me agradou muito. Nos vasos, lavandas e peixinhos. E as jardineiras? E os vasos nas paredes? A pérgola? Tudo fofo.

E você gostou do jardim?

Bj e bom fim de semana!


quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Fofurices

Sei que já falei de fontes e vasos-enfeites aqui e aqui, mas não resisti em mostrar essas gracinhas que vi aqui em Gramado e Canela.
Olha só que fofos esses bonequinhos de metal com vasos para colocar flores! Tinha desses maiores e tinha uns mini também. Tô pensando aqui com os meus botões se compro um ou não...


E essa fonte em frente a uma loja, com direito a estrutura de metal em forma de uma pessoa coberta com heras e o regador fazendo as vezes de bica. Adorei! A foto não ficou muito boa, tirada com celular e também não foi do melhor ângulo, mas estava chovendo...



Eu continuo em férias e prometo mostrar o que tiver de bonito e legal por aqui.
Bj!

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Passeio no parque

O motivo da falta de posts essa semana é porque estou de férias e viajando. Não, não consegui deixar nada programado como gostaria porque a semana passada foi pesada. E sim, trouxe o note para as férias porque pode ser que precise trabalhar um pouquinho. Chato, né? Mas, fazer o que, é a vida...

Então, tô aqui há algum tempo pensando no que escrever pra vocês, sem me ocorrer nada. Então resolvi postar algumas fotos do Parque Farroupilha, o mais antigo aqui em Porto Alegre e também conhecido como a Redenção. Estive lá ontem, e apesar de um pouco descuidado (pixações principalmente), é um lugar muito agradável e bonito. Olha eu aí com o Monumento ao Expedicionário.


Adorei a composição de alameda com palmeiras mais altas, árvores floridas e o espelho d'água. As jardineiras suspensas sobre o espelho dão um efeito super bacana. Nelas estão plantadas pingos de ouro.


O parque é cheio de bancos para descansar e admirar a paisagem, além de ouvir o canto dos pássaros. E que tal fazer isso sob a sombra de uma primavera linda dessas? Mais uma foto dessa maravilha para minha coleção de primaveras --> outras você pode ver aqui.


Saindo desse eixo central, o parque tem várias atrações, inclusive um jardim japonês. Essa foi a foto em que ele ficou mais bonitinho, sem aparecer as pixações e a grama mal cuidada.


E você? Quando viaja ou vai conhecer um novo lugar na sua cidade, mesmo que não seja um parque, repara nos detalhes, na natureza, em como está sendo cuidado?

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Jardim também é para relaxar

Passei aqui só pra dar um oi. Sei que sumi essa semana, me desculpem, mas a barra tá pesada lá no trabalho. Alguns probleminhas que espero resolver em breve, além do que estou de férias nas próximas duas semanas, o que por si só já gera trabalho extra, deixar tudo certinho antes de sair, orientações, relatórios etc.

E a tensão tá tão grande que só penso em quando é que vou conseguir relaxar. Adoraria estar nesse cantinho aí da foto, lendo um bom livro, encostada no maridão, sem mais nada pra pensar na vida, só contemplando a natureza...

Fonte: The Observer

Bj e bom feriadão a todos!

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Vasos-enfeite

Eu não curto muito esses enfeites de jardim, do tipo os sete anões e a Branca de Neve, garças, sapinhos. Agora uma coisa que me agrada são esses suportes para vasos. Acho que podem dar boas-vindas ao jardim de um jeito bem humorado e porque não, até dar um certo charme.
Eu tenho uma bicicletinha de vime. E sou louca por um casal feito de ferro que tem na entrada de uma casa perto da onde meus sogros moram.
E você, que tipo de enfeite tem ou teria no seu jardim?

Fonte: Amazon.com

Fonte: Amazon.com

Fonte: Amazon.com

Fonte: Amazon.com

Fonte: Mulheres de Fibra Artesanato

Fonte: Utile Bello


sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Solução para os sem vasos

Se você acabou de montar sua casa ou é recém-casado e não ganhou vasos de presente, não tem problema. Não há mais motivos para não ter flores em casa!
Olha essa solução para fazer arranjo com flores. Se você não tem medo de arriscar, pode dar um "up" nos pregadores, pintando-os ou fazendo apliques.
Agora se você tem vasos em casa, mas quiser fazer uma gracinha, também pode usar essa idéia. Simples e diferente, não?

Beijos e bom fim de semana!

Fonte: Wohn Idee