sábado, 1 de agosto de 2009

Calçadas verdes 3

Como prometido, posto aqui algumas espécies apropriadas para termos em nossas calçadas. Consegui tirar foto de algumas apenas. Mas tentando descobrir como são algumas na internet (já falei que árvores não são meu forte, tenho muito a aprender...), descobri o blog Árvores de São Paulo, que recomendo fortemente. Inclusive tem um post falando mais do tema que tenho abordado aqui.

Camélia (Camellia japonica) – Originária do Japão, possui flores brancas, rosas ou avermelhadas.

Cássia (Cassia spectabilis) – De origem brasileira, floresce entre março e abril. As flores são amarelas.

Eritrina (Erythrina speciosa) – Essa árvore brasileira é caduca, perde as folhas no inverno, justamente quando suas inflorescências vermelhas em forma de candelabro aparecem.

Flamboyanzinho (Ceasalpinia pulcherrima) – Nativa da América Central e de rápida crescimento. Dá flores vermelhas entre setembro e abril.

Grevilha de Jardim (Grevillea forsterii) - Essa arvoreta australiana dá lindas inflorescências vermelhas que atraem os beija-flores, o ano todo.

Manacá Pequeno (Brunfelsia uniflora) – Arvoreta de origem brasileira, é muito perfumada e suas flores mudam de coloração como o manacá da serra.

Manacá da Serra (Tibouchina mutabilis) – As flores dessa árvore brasileira nascem brancas e aos poucos vão se tornam roseadas. Existe uma versão anã, mais adequada para as calçadas.

Resedá (Lagerstroemia indica) – Originária da China, Coréia e Índia, essa arvoreta é perfeita para calçadas. As flores se formam no inverno e podem ser rosas, brancas, roxas ou vermelhas de acordo com a variedade.

6 comentários:

  1. Lindas árvores! e boas idéias para quem tem casa de frente pra rua.Bjs

    ResponderExcluir
  2. EXISTE COMO IDENTIFICAR SE O MANACÁ É ANÃO OU NÃO? POIS VOU PLANTAR 4 MUDAS NA CALÇADA ONDE PASSA FIAÇÃO ELÉTRICA,E EXISTE MUITA GENTE DE MÁ FÉ QUE VENDE GATO POR LEBRE,EU MESMO JÁ FUI ENGANADO COMPRANDO CIPESTRE ITALIANO FALSO COMO SENDO O VERDADEIRO!
    AGUARDO RESPOSTA!
    OBRIGADO.

    ResponderExcluir
  3. Matheus, como já falei algumas vezes sou iniciante em árvores, tenho muito o que aprender. Dei uma pesquisada e não consegui descobrir se há como diferenciar as mudas.
    O ideal é procurar sempre produtores sérios e confiáveis. Acredito que se comprar na CEAGESP não terá grande problemas.

    ResponderExcluir
  4. Obrigado Tatiana!
    E quanto ao CEAGESP,foi justamente lá no de "Sorocaba",que comprei cipestre italino falso,como sendo o verdadeiro!!! ,e já ouvi de produtores lá mesmo no CEAGESP,que muita gente lá engana mesmo...portanto pouco confiável!

    ResponderExcluir
  5. Oi linda, adorei seu blog
    Tb Adoro arvores e estou pensando em usar mudinhas de manaca da serra como lembrancinhas de 15 anos da minha filha.
    Acho legal a idéia de crescimento e de cuidar da planta como se cuida da amizade de uma pessoa.
    Bem, sera que vc pode me indicar algum lugar?

    abraço

    Patricia
    Sorocaba-SP

    ResponderExcluir
  6. Oi Patrícia! Obrigada pelo carinho.

    Quanto as mudas, procure no Ceasa aí de Sorocaba ou no CEAGESP em São Paulo. Converse com os produtores. Se no box não tiver mudas do tamanho que imaginou, com certeza consegue fazer uma encomenda com eles.

    Bj

    ResponderExcluir

Adoro quando você participa do blog.
Tento responder a todos. Se deixar e-mail, respondo por e-mail. Senão, respondo aqui nas postagens mesmo.
Beijo e obrigada!