terça-feira, 29 de novembro de 2011

Dúvidas sobre o bambu-mossô

Já falei um pouco sobre o bambu mossô (Phyllostachys pubescens), aqui no blog, mas algumas pessoas me escreveram pedindo ajuda ou buscando mais informações sobre essa planta que ganhou destaque nos últimos anos. Nos comentários daquele post respondi algumas coisas, mas como o volume de perguntas parecidas é grande, resolvi escrever esse post-resumo.

Não sou especialista nessa planta (nem em planta nenhuma, diga-se de passagem), sempre gostei muito dela e o que sei vem de pesquisa e leitura, e alguma experiência e observação das mesmas.
Gostaria de ter conversado com um produtor/ cultivador, mas não tive tempo de ir atrás.

Vou colocar num formato de pergunta e respostas, ok? Vamos lá!

Posso ter o bambu-mossô dentro de casa?
Não. O mossô é uma planta de sol e mesmo próximo a uma janela, ele vai provavelmente definhar com o tempo. Nunca vi um exemplar verdinho dentro de casa a menos que fosse artificial.
Ele também não gosta de vento. Portanto, o ideal é um local ensolarado e protegido. Apesar de que, olhando da minha janela, tenho um vizinho no 22º andar que tem um na varanda, que é totalmente aberta, e aqui venta muito. Ele está sempre verdinho, não sei se é de verdade.

Posso podar o bambu-mossô?
Até onde sei não se poda o bambu-mossô. Posso estar errada, mas nunca li nada a respeito de podas para essa planta.

As folhas estão amarelando e/ou caindo. O que faço?
Bom, o bambu-mossô é muito sensível e normalmente sente o transplante. Se a muda foi retirada da onde foi cultivada com todo o cuidado necessário (chamamos esse processo de sangria, ou seja, a muda foi sangrada), ela costuma rebrotar depois da adaptação. Certifique-se sempre das condições da muda com o produtor. No caso do jardim da minha mãe, o vendedor foi até a casa dela para verificar a planta e disse que caso ela morresse, ele reporia a planta, já que ela era sangrada e aquilo era por conta da adaptação.
Outra situação em que costuma cair as folhas é no inverno. O do jardim da minha mãe sempre perde as folhas e depois rebrota novamente. Mas, é sempre bom verificar se não há alguma praga ou doença atacando a planta e se as condições estão adequadas para a necessidade da planta.

De quanto em quanto tempo devo regar?
O solo deve ser bem drenado para que não fique encharcado. Porém, o bambu-mossô gosta de umidade. Então, nunca deixe a terra secar, ela deve estar sempre úmida.

Posso plantá-lo num vaso?
Pode. Mas tome cuidado com o tamanho do vaso. Deve estar adequado ao tamanho do torrão da planta. O vaso deve ser bem drenado para que não fique encharcado. E como toda planta em vaso vai requerer mais atenção com adubação.
Se plantado no jardim, fique ciente, que o rizoma (raiz) vai se desenvolver e novos bambus surgirão. O rizoma cresce de lado debaixo da terra e vai soltando novos brotos.

Meu bambu está com novos brotos, terei novas plantas iguais a original?
Não. Essas tortuosidades com as quais o compramos (aliás, quanto mais retorcido, normalmente, mais cara a planta) são resultado da ação do homem quando ele ainda é novo. O bambu-mossô na natureza é reto e pode atingir alguns metros de altura.

Bom, é isso. Espero ajudar com as respostas. Como já disse não sou especialista e acho que tenho muito a aprender ainda. Sempre converse com o vendedor/ produtor sobre a planta que está adquirindo. Ele é a pessoa mais indicada para dar informações sobre a planta.

Bj

2 comentários:

  1. Oi eu gostaria de saber como eu tire muda ???Vc poderia de ajudar???

    ResponderExcluir

Adoro quando você participa do blog.
Tento responder a todos. Se deixar e-mail, respondo por e-mail. Senão, respondo aqui nas postagens mesmo.
Beijo e obrigada!