segunda-feira, 29 de março de 2010

Narciso: símbolo da Páscoa?

Os lugares por onde passei essa semana estão todos decorados para a Páscoa: lugares públicos, casas, lojas. Não vi muitos ovos de chocolate, como no Brasil. Há sim, muitos ovos decorados, uns mais lindos que os outros e muitas galinhas. Também há muitas flores nessas decorações.

Fiquei pensando que se trata de uma grande celebração da vida. Há o sentido religioso também, mas acho que é muito mais a celebração do início da primavera, do desabrochar da vida novamente após um longo período de frio e dormência.

E a flor que mais vi é o narciso (Narcissus cyclamineus), sempre em amarelo. É uma planta bulbosa, que fica em dormência a maior parte do ano, reaparecendo no final do inverno, início da primavera. Não é adequada para o clima brasileiro, podendo ser cultivado somente nas regiões mais frias do sul do país.

Confesso que não tenho muita paciência com bulbos, principalmente pelo fato de termos que guardá-los e replantá-los. Mas por aqui, por conta do inverno rigoroso, é um hábito replantar e plantar flores.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adoro quando você participa do blog.
Tento responder a todos. Se deixar e-mail, respondo por e-mail. Senão, respondo aqui nas postagens mesmo.
Beijo e obrigada!