terça-feira, 15 de junho de 2010

Nomes populares

Vocês devem ter percebido que falei de plantas que vi no México e como fiz para descobrir quais eram. Também falei do nosso guia, o señor Durán. No meio do passeio pelas pirâmides descobri que ele gosta de plantas e que cultiva um pequeno jardim no quintal de sua casa. E na parada num quiosque a sombra para descansar e beber água, começamos a conversar sobre as plantas que estavam a nossa volta.
Ele ficou curioso se eu as conhecia, se tinha no Brasil e como se chamava. E o nosso papo ficou super divertido! Isso porque o nome muda de lugar para lugar, até mesmo dentro do mesmo país, às vezes. Ou melhor, o nome popular muda. Porque o nome da planta mesmo, o nome científico, aquele que sempre procuro colocar nas minhas postagens (normalmente em itálico, entre parenteses ao lado do nome popular) é o mesmo em qualquer lugar do mundo.

E aí tudo começou com o Jasmim-manga (Plumeria rubra) que lá é conhecida como Flor de maio.

Foto:
Meu Jardim Meu recanto

E aí tentei explicar para ele que a nossa Flor de maio trata-se dessa outra, que mostrei aqui.

A Espada de São Jorge (Sansevieria trifasciata), que muitos acreditam proteger do mau olhado e da inveja, inclusive sendo plantada na porta de casa para trazer proteção aqui no Brasil, lá é chamada de Língua de vaca! Rimos muito!


E para terminar, a adorável Pata de elefante (Beaucarnea recurvata), a qual chamamos assim por conta de seu tronco se assemelhar a tal, eles chamam de Despenteada, por conta das folhas. Faz todo sentido também, não?

Foto: Karla Melo

2 comentários:

Adoro quando você participa do blog.
Tento responder a todos. Se deixar e-mail, respondo por e-mail. Senão, respondo aqui nas postagens mesmo.
Beijo e obrigada!