segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Antúrio

A onda de deixar a casa florida me trouxe uma energia tão boa que resolvi estender para o meu local de trabalho também. Lá tem alguns vasos que já mostrei aqui e aqui. Algumas orquídeas há tempos não davam flores e resolvi trocá-las por uma planta que tivesse flores, mas que suas folhagens por si só fossem bem bonitas. E acabei escolhendo o antúrio (Anthurium andreanum), mais especificamente uma versão mini dele, de brácteas brancas para trazer paz ao ambiente. E as folhas em formato de coração? Só elas já valeriam a escolha.


O antúrio é uma ótima planta para se ter dentro de casa. Ela serve como um filtro do ar, purificando o ambiente.
Ela não gosta de sol direto, mas precisa de bastante luminosidade para que a floração dure mais. Também deve ser colocada em lugares onde não haja corrente de vento.
Gosta de muita umidade, por isso as regas devem ser diárias. Mas, o vaso deve ser bem drenado. No inverno, pode-se reduzir para cada 2 ou 3 dias. Pode também pulverizar água nas folhas, mas deve-se evitar as flores.
A manutenção inclui retirar as folhas secas e se a folhagem ficar densa demais, as folhas mais velhas também.

Alguns sintomas e possíveis problemas:
  • Folhas enroladas: falta de umidade/ ambiente muito seco
  • Folhas amareladas: ambiente muito frio/ temperaturas baixas demais
  • Perda das cores/ planta sem brilho, opaca: luminosidade insuficiente
Viu só? As plantas podem ter outras funções além de decorar. E por que não unir o útil ao agradável?

6 comentários:

  1. Bom dia Tatiana.
    Obrigada pela informação. Tenho um antúrio em casa, e suas folhas começaram a enrolar, não entendi o porque, agora sei, e vou tomar providências para consertar isso.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Lindo o seu antúrio! Por ser branco no verde, lembrei de um vaso que tive com lírio da paz...Era lindo, até que uma cachorrinha que ganhei, invocou com a planta(ou comigo) e passou a dormir em cima...Acabou com ela,prá nunca mais...Ficou a lembrança!
    Bjs,Ana.

    ResponderExcluir
  3. Ola, desculpe postar uma pergunta num topico tao antigo mas se vc visualizar, puder e souber me tirar uma duvida eu e meu anturio muito lhe agradeceriamos.

    Recentemente notei um inicio de amarelamento das folha das bordas para o centro das folhas. Porem isso ocorreu num periodo de muito calor. Eh possivel que nao somente o frio mas tambem o excesso de calor causem esse sintoma, ou seria problema de falta de nutricao?

    Obrigado
    JB

    ResponderExcluir
  4. JB,obrigada pela sua visita. Olha, acredito que o calor excessivo causar queimaduras nas folhas, mas é sempre observar a planta, o local e as condições para não descartar alguma outra causa. Além disso, com o tempo as folhas mais velhas podem amarelar e secar, dando lugar as novas, sem prejuízo da planta. O que vale novamente é a observação, se isso está acontecendo na planta toda ou somente algumas folhas.
    Abraços
    Tatiana

    ResponderExcluir
  5. ganhei um anturio branco, enorme, veio com flores, agora a planta está linda, com folhas enormes, mas as flores vem sem bracteas, que será? Ele recebe sol da manhã e eu uso adubo organico.

    ResponderExcluir
  6. Tatiana, boa noite,
    Por favor estou com um problema com meu antúrio e não sei como proceder, as folhas vinham nascendo muito sadias, bonitas, grandes e brilhantes, porém as flores sempre nasciam com partes queimadas (partes pretas) muito feias e sequer abriam ou quando abriam logo ficam velhas e secam, agora as 2 últimas folhas já nasceram roídas nas extremidades assim como as flores roídas também, além de partes queimadas, não sei o que fazer.

    ResponderExcluir

Adoro quando você participa do blog.
Tento responder a todos. Se deixar e-mail, respondo por e-mail. Senão, respondo aqui nas postagens mesmo.
Beijo e obrigada!