sábado, 13 de setembro de 2008

Embaixo da escada

Na foto mais uma das idéias para a casa da minha mãe. Nada como ter espaço...
A sala dela era um pouco escura. Por que não colocar tijolinhos de vidro na parede? E o espaço embaixo da escada, que fica no meio da sala, meio morto. Por que não colocar plantinhas para dar mais vida ao ambiente?
Sugeri vasos baixos para não tapar a visão nem a luminosidade que vem através dos tijolinhos. Colocamos bromélias (Vriesea hybrida) e avencas (Adiantum raddianum). Mas você pode colocar, no caso de folhagens, lírio da paz (Spathiphyllum wallisi), pacovás (Philodendron martianum), punhal malaio (Alocasia x amazonica).


Se quiser flores, além das bromélias, recomendo flor da fortuna ou calanchoe (Kalanchoe blossfeldiana). Na verdade você pode colocar as flores que achar melhor, mas lembre-se que normalmente planta que tem flor precisa de sol. Outra dica é que se optar por flores, coloque vasos dentro do vaso maior e forre com pedriscos, musgo ou barba de bode. Assim, se elas murcharem ou ficarem feias, você troca facilmente por outra coisa.
Eu particularmente prefiro colocar folhagens de sombra ou meia-sombra bem bonitas que não vão demandar manutenção, além de ser mais econômico do que ficar trocando os vasos.
Ah! Dependendo do local um mix de suculentas ficaria bem bacana.

4 comentários:

  1. Oi Tati, tudo bem? Adorei sua idéia dos vasos baixos embaixo da escada! Ficou lindo.
    Bjs
    Carlos.

    ResponderExcluir
  2. Adorei a idéia! Procuro sugestões de como aproveitar o espaço embaixo de uma escada caracol de ferro em minha sala de estar. Gostaria de fazer um jardim morto. Tem sugestões? Por favor me mande. Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  3. Oi Sueli! Tudo bem? o que você chama de jardim morto? O local tem iluminação? Preciso de mais informações pra te ajudar. Bj

    ResponderExcluir
  4. gostei da idéia das bromelias

    ResponderExcluir

Adoro quando você participa do blog.
Tento responder a todos. Se deixar e-mail, respondo por e-mail. Senão, respondo aqui nas postagens mesmo.
Beijo e obrigada!