quinta-feira, 31 de março de 2011

Prímulas

Os canteiros nas ruas da Turquia estavam cheios de primulas (Primula x polyantha). Eu estava ansiosa para ver as tulipas, flores de origem turca, mas poucas tinham florido quando estava vindo embora. Via-se apenas a folhagem delas em meio as primulas.

A primula, originária da Europa (não consegui descobrir especificamente de que lugar!), tem esse nome em função de ser ser a primeira a florir, até mesmo antes da primavera, no finalzinho do inverno. Tem muitas cores e os canteiros estavam coloridíssimos.


A primula lembra um pouco a violeta africana em seu formato, e acredito que os cuidados com ela devam ser os mesmos. O local iluminado mas sem sol direto.
Aqui no Brasil acho que essa espécie passou a ser mais comercializada a pouco tempo. Há uns três ou dois anos vi pela primeira vez vasos dela. Achei que era um tipo diferente de violeta... E confesso que a minha morreu depois que o período de floração terminou.

Alguém aí tem dessas flores em casa? Alguma dica para o cultivo?

2 comentários:

  1. Eu tive uma que durou 3 anos, nunca lhe fiz nada de especial, não a tinha sob o sol forte apenas as primeiras horas do dia e lhe retirava as flores velhas e iam produzindo mais, no inverno parecia que quase morria mas mal chegava a primavera se enchia de novos rebentos.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Tatiana, eu tenho primulas no meu jardim. Elas são da espécie perenial, portanto voltam todo ano. Minhas primulas estão localizadas em um local que recebe muita luz na primavera, e no verão recebem a luz, mas não o sol, pois acredito que sol direto poderia danificá-las.
    Abraços.

    ResponderExcluir

Adoro quando você participa do blog.
Tento responder a todos. Se deixar e-mail, respondo por e-mail. Senão, respondo aqui nas postagens mesmo.
Beijo e obrigada!