Perguntamos se o crescimento era rápido, e ela disse que não, que para ficar daquele tamanho tinha levado dez anos, se não me engano. Pedimos uma muda e ela não tinha mais. Então, na primeira oportunidade que tivemos de ir a CEAGESP, mamis comprou uma muda.
Naquela época nem cogitava reformar o jardim dela, não tinha começado a estudar paisagismo ainda. Ela plantou e meu pai tratou de montar uma pérgola junto ao telhado do barracão dos fundos, com treliças de plástico mesmo, dessas que achamos em garden e home centers.
Pouco tempo depois de plantada, com a pérgola de plástico. |
Mas, ao contrário do que a vendedora disse, a trepadeira cresceu vigorosamente e rápido. E com o tempo a pérgola começou a ceder e com a perspectiva de reformar o jardim, papis tratou de substitui-la por uma de madeira, bem mais resistente.
Foto tirada 6ª feira passada, 2 anos após a reforma. |
Ela é originária da Índia e Malásia. Os galhos nascem molengas, mas logo engrossam e se enrolam como cipós. O que chamamos de flores, róseas e lindas, na verdade são brácteas que protegem as verdadeiras flores, brancas e miúdas, que aparecem no fim do inverno e primavera. E é por isso que agora está florida. Na Marginal Pinheiros, em ambos os sentidos já é possível observar grandes massas rosas.
Recomenda-se podá-las drasticamente após a florada, que termina com a queda das flores em forma de hélice, girando no ar. Singelo, não?
Espetacular! Na reforma vocês derrubaram uma parede (do lado direito) ou preciso de óculos paa ver a primeira foto?
ResponderExcluirPor aqui resolveu esfriar hoje... Anunciam chuva (tempestade, na verdade). Pelo menos aproveitei os dias bem enquanto duraram :-)
beijos
Isso mesmo Elena. Metade do barracão deu lugar a uma área de lazer, com churrasqueira e forno de pizza. Tinha espaço demais para juntar tralha... rs
ResponderExcluirbj
Lindo..o cantinho ficou perfeito. bjo
ResponderExcluir