domingo, 19 de outubro de 2008

Mais uma orquídea

Apresento a vocês a minha mais nova aquisição. É uma Phalaenopsis. Acho que já deu pra perceber que adoro orquídeas, não? Então, mas o fato é que estava morrendo de vontade de comprar plantinhas novas, pois a estante da minha varanda está com espaços vagos. Mas, peguei uma gripe e dor de garganta nos últimos dias e não tive disposição para ir à CEAGESP ou a um garden center. Mas, fui com minha mãe comprar ração para a gatinha e lá eles vendem algumas plantas. Estava bem "mixo", mas essa orquídea me chamou a atenção e não resisti, já que estava sem flores na sala.

Ela ainda está com poucos botões abertos, mas aprendi a comprar sempre assim: com botões. Se você compra com as flores abertas, corre o risco delas murcharem no dia seguinte, pois não sabe a quanto tempo floresceu.
A Phalaenopsis é uma orquídea resistente, de fácil cuidado e muito comum em floriculturas e gardens. Apresenta uma variedade de cores, tamanhos e texturas muito bacana. Exige poucas regas, deve ser molhada apenas quando o substrato estiver seco. Aliás, uma coisa que aprendi sobre a maioria das orquídeas é que é melhor pecar pela falta do que excesso de água, pois o excesso apodrece as raízes, propicia o aparecimento de doenças e pode até matar a planta.

5 comentários:

  1. olá Tatiana,

    entrei no seu site,pesquisando sobre alocácia.
    também gosto muito de plantas em geral, mas prinmcipalmente orquideas,e a sua Falaenopsis está linda.Parabéns.
    Anita

    ResponderExcluir
  2. Passei só pra dar um OI. Ah! Eu amo plantas e coisas do tipo, mas, por incrível que pareça, não levo jeito algum com elas. Isso pode ser "apredido" ou é um dom da pessoa? rsrs. Beijocas,

    Cris.

    ResponderExcluir
  3. Cris, pode ser aprendido sim. Se você gosta, curte alguma coisa, já leva jeito. É só se informar, estudar e praticar.
    No começo, às vezes não dá certo, mas não desista. Eu perdi várias plantas no começo (e às vezes ainda perco, por doença ou descuido), mas agora elas florescem com freqüência retribuindo todo meu cuidado.
    Bjos, Tati

    ResponderExcluir
  4. Adorei a reportagem e conheci um pouco mais sobre a minha.Só que cortei a haste e tem uma semana e nada acontece.Quero tanto que ela volte a brotar.

    ResponderExcluir
  5. Erika,
    Dá uma olhadinha no post "Cortar ou não a haste depois da florada?" de agosto de 2009. Se você cortou, ela não vai florescer na mesma haste. Vai ter que brotar uma nova haste floral. A frequencia com que isso acontece depende da espécie e do local onde está a orquídea, mas o normal é uma vez por ano.
    Beijo.

    ResponderExcluir

Adoro quando você participa do blog.
Tento responder a todos. Se deixar e-mail, respondo por e-mail. Senão, respondo aqui nas postagens mesmo.
Beijo e obrigada!