terça-feira, 21 de setembro de 2010

Dia da árvore

Hoje é comemorado no Brasil o Dia da Árvore. É o prenúncio da chegada da primavera daqui dois dias. Depois do inverno e do período de dormência, as plantas despertam e trazem alegria com suas flores. Fui na CEAGESP sexta-feira passada e os meus olhos ficaram encatados com tanto colorido. Estava lotada de flores!
E como estou me esforçando para aprender um poquinho mais sobre árvores, não podia deixar de lado essa data. Já falei do ipê roxo aqui, o primeiro a florir no período de julho a setembro. Depois costuma florir o amarelo, árvore símbolo do Brasil. Não vi nenhum ipê amarelo exuberante como vi os roxos. Árvores piticas em calçadas, com poucas flores apenas. Agora estão florindo os brancos, os últimos na temporada e mais raros por aqui.


Esse aí da foto, encontrei no bairro onde moro, por acaso e quase matei minha mãe de susto. Estávamos voltando da loja onde pegamos o vestido de noiva da minha irmã e entramos no nosso bairro, uma rua tranquila, quando avistei a árvore. E gritei! Olha só, que lindo, encosta, encosta o carro mãe. Preciso tirar uma foto!
Desci do carro com o celular em mãos e cliquei. E queria ficar ali parada apreciando. Com céu azul, sol e aquela copa branquinha de tudo. Parecia uma pintura...

O Ipê-branco (Tabebuia roseoalba) é uma árvore brasileira, que atinge de 7 a 16 metros de altura. É decídua, ou seja, perde suas folhas no inverno, quando ocorre a floração. Deve ser cultivada sob sol pleno. É resistente a períodos de estiagem e não aprecia solo encharcado.
E a informação que me deixou feliz por ter podido apreciar e registrar essa beleza, é que sua floração não dura muito mais que dois dias.

Quer plantar uma árvore para comemorar? Antes leia dicas importantes aqui.

4 comentários:

  1. Nossa Tati
    Lembro de comemorar o dia da árvore na escola... mas depois, nunca mais ouvi falar, sabe? Parece que cai no esquecimento!!
    Eu nunca plantei uma... todo mundo fala que na vida temos que fazer três coisas: escrever um livro, ter um filho e plantar uma árvore... só cumpri o primeiro (se o mestrado contar como livro! rss)
    Beijos
    lelê

    ResponderExcluir
  2. Eu tbm lembro de comemorar na escola... será que ainda é tema abordado nas escolas hoje?
    Eu tbm preciso plantar uma árvore. Já plantei muitas plantinhas, mas uma árvore, não que eu me lembre.
    bj

    ResponderExcluir
  3. Olá Tatiana!! curto muito o seu blog, e estou sempre dando uma passeada por ele. Apesar de trabalhar na área de saúde (sou enfermeira)gosto muito de árvores, flores, sementes...e procuro estar sempre atenta ao que elas me mostram. Te convido a dar uma passadinha no meu quintal!!!que coloco no meu blog
    Abç, Cris
    www.nasombradoipe.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Tati!
    Aqui no meu bairro tem um Ypê amarelo famoso, já saiu até na TV! hehehe
    Bj

    ResponderExcluir

Adoro quando você participa do blog.
Tento responder a todos. Se deixar e-mail, respondo por e-mail. Senão, respondo aqui nas postagens mesmo.
Beijo e obrigada!