quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Nos tempos da brilhantina

Os vasos da casa da minha mãe estão todos praticamente forrados com esse verdinho aí. Achei que ela tinha plantado, mas não. Brotaram sozinhos, provavelmente sementes carregadas pelos passarinhos e pelo vento. E não é mato não, é a brilhantina (Pilea microphylla).


Essa plantinha de folhinhas minúsculas é antiguinha e caiu em desuso pelo que andei lendo. Mas, sinceramente, abrindo um parenteses, nunca segui moda no quesito vestuário, quanto mais seguir moda em plantas. Acho que devemos usar/ ter aquilo que gostamos e pronto. Não é porque está na moda que tenho que vestir ou ter. Fecha parenteses.

Então, a brilhantina é ótima para forrar vasos e jardineiras e assim não deixar a terra exposta. Ela também se presta a formar canteiros e bordaduras. Aprecia umidade e pode ser cultivada sob sol ou meia sombra.
Só precisar tomar cuidado pois pode tornar-se uma praga pois espalha-se por onde você quer e por onde não quer também! rs... É que ela tem flores femininas e masculinas (são minusculas e passam desapercebidas). As masculinas quando amadurecem explodem, soltando uma nuvem de pólen para fertilizar as femininas.
Mais informações sobre essa delicadeza aqui.

bj

2 comentários:

  1. Olá Tati!! meus vasos com suculentas,são naturalmente enfeitados com a brilhantinha...que acho que tem esse nome porque quando o sol ilumina suas delicadas folhinhas, ela apresenta um jogo de luz e sombra de encantamento

    ResponderExcluir
  2. Oi Tati!!!
    adorei esse post, pois nos meus vasos eu tenho esse verdinho, até achei que se tratava de um "matinho" mas não arranco pois percebi que eles protegiam a terra, mas agora já sei que trata-se da brilhantina!!!
    Obrigada por compartilhar
    bjsss Drika

    ResponderExcluir

Adoro quando você participa do blog.
Tento responder a todos. Se deixar e-mail, respondo por e-mail. Senão, respondo aqui nas postagens mesmo.
Beijo e obrigada!