segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Hortênsias

Quando contava para as pessoas que ia para o sul nessas férias, visitar Gramado e Canela, todo mundo me falava das hortênsias. Ah! São tão lindas, todas floridas, agora é época, né? E eu não sabia, desconfiava que talvez não fosse, mas concordava com a pessoa.

E aí que em Gramado, tem hortênsias plantadas por tudo quanto é canto. Inclusive, tem a Avenida das Hortênsias lá, onde por toda sua extensão tem a espécie plantada. Elas estavam muuuuito lindas, verdinhas, com folhas enormes. Mas, sem flores... Dava para ver os botões se desenvolverem em algumas, mas nenhum buquezinho pra contar história.

De lá, fomos para Bento Gonçalves e Vale dos Vinhedos, onde, confesso, bebi muito vinho. Dessa parada, o último destino seria Florianópolis e marido resolveu pegar uma estrada diferente para passarmos pelo Parque de Aparados da Serra e ver os canyons (uma estrada de terra, que vou te contar... quase morri de enjoo e de tanto sacolejar!). Voltando, para ir embora de lá, ainda na estrada de terra, descemos a serra e paramos em alguns pontos que tinham uma vista bonita. E num desses, eis que surgem as hortênsias!!! F-L-O-R-I-D-A-S!!!
Dá só uma olhada. Fiquei espantada com o tamanho dos buquês, enormes!!! Cada um tinha facilmente mais de 30 cm de diâmetro.


A hortênsia (Hydrangea macrophylla) é um arbusto de origem chinesa e japonesa, que atinge de 1 a 2,5m de altura, aprecia clima frio, por isso ser comum cultivá-la no sul do país ou em cidades serranas. Elas florescem na primavera e no verão, descobri agora pesquisando. Pode ser cultivada em vaso ou canteiros, sempre a pleno sol. Costuma-se podá-la drasticamente no fim do inverno.


Por pouco não volto frustradada de não ver nenhuma florida!

3 comentários:

  1. Que maravilha, na Ilha das Madeira é o forte é esta flor.
    Bjs e boa semana.

    ResponderExcluir
  2. Tati
    Eu gosto da cor das hortências, mas não curto muito o formato... adoro o tom lavanda delas... claro que tem outras cores, mas a que mais gosto é a lavanda.
    Beijos
    lelê

    ResponderExcluir
  3. Ah, querida amiga, querida Tati!!!

    Realmente o sul do Brasil é maravilhoso, e as hortências são fantásticas, floridas são sempre belas!!! Eu amo o sul do Brasil, não me canso nunca de falar isso...
    E sei o que você sentiu na serra de Aparados da Serra, mas eu fiz o trajeto inverso, saindo dos Cânions e chegando em Torres. Itaimbezinho é lindo! Mas o Cânion da Fortaleza é mais... Me lembra do charmoso hotel Estalagem da Colina, onde pegamos módicos 5°C, em Cambará do Sul...
    Você fez uma viagem ma-ra-vi-lho-sa!!!

    ResponderExcluir

Adoro quando você participa do blog.
Tento responder a todos. Se deixar e-mail, respondo por e-mail. Senão, respondo aqui nas postagens mesmo.
Beijo e obrigada!