terça-feira, 24 de agosto de 2010

A Ludisia é uma jóia

Mamis vai no Cobasi comprar a ração da Tigresa e aproveita para passear na parte de jardinagem e sempre volta com alguma coisa. Eu quase nunca vou porque eu não tenho mais espaço para vasos, mas mamis tem de sobra. E eu adorei a última aquisição dela. Adivinhem? Mais uma orquídea.
Ela é muito bonita, nem tanto pelas flores, mas pelas suas folhas, aveludadas e diferentes. São verdes bem escuras, com listas, que seriam... brancas? rosas? avermelhadas? Enfim, são diferentes e bonitas!


Já tinha visto em algum dos meus livros (com s mesmo! tenho vários, sou viciada em livros) sobre orquídeas. Ele dizia que apesar de não parecer, essa planta é uma orquídea sim, terrestre, utilizada para formar maciços e que as flores tinham valor secundário. Para tudo!!! Discordo totalmente! As flores pequenas são muito fofas. Vocês não acham?


Então, o nome dela é Ludisia discolor e é conhecida como Orquídea-jóia, por conta da coloração e formato das folhas. É uma orquídea terrestre, que deve ser cultivada na sombra. O sol queima suas folhas. Quando ela floresce? Hum... encontrei informações contraditórias, um livro fala do verão ao inverno e o outro diz na primavera. Ainda estamos no inverno, mas se considerar que a primavera anda meio adiantada lá em casa...

Eu não aguento, né? Acho que vou criar uma sessão no blog só sobre orquídeas, o que acham?
Ah! E para finalizar uma foto do vaso inteiro, para vocês poderem apreciar essa jóia.
bj!


4 comentários:

  1. Oi Tati
    Obrigada pela visita e pela força!
    Adorei a sua casa! Eu tenho um pequeno jardinzinho, mas não tenho cuidado bem dele... preciso urgente chamar o jardineiro.
    Os buxinhos estão bem obrigada... rs.
    Vou olhar outras coisinhas, preciso diversificar, né???
    Beijos
    lelê

    ResponderExcluir
  2. Olá, já conhecia esta planta mas nunca tinha visto as flores, sao um encanto, a minha mae tem uma mas até agora nunca floreceu. Parabéns pelo blog, visito sempre para dar uma olhadinha. :) Abracos, Sueli

    ResponderExcluir
  3. Encontrei este Verde Jardim por acaso e gostei muito de ficar a passear por cá.
    Parei aqui para dizer que tenho uma orquidea igual a esta e floriu este mês por isso, deve ser de inverno :-)
    Agora vou voltar ao passeio. Ainda há muito para ver :-)
    Bjinhos
    Isa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isa, obrigada pelo carinho e fique a vontade nesse jardim ;)

      Excluir

Adoro quando você participa do blog.
Tento responder a todos. Se deixar e-mail, respondo por e-mail. Senão, respondo aqui nas postagens mesmo.
Beijo e obrigada!