quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Bambu-mossô


Algumas pessoas têm me perguntado sobre o bambu-mossô (Phyllostachys pubescens), se dá para tê-lo na varanda ou dentro de casa.
Já li muitas coisas sobre essa espécie, inclusive algumas contraditórias. Mas, acho que o mais acertado seria dizer que pode ser cultivado em vasos e melhor se sob sol pleno. Alguns textos dizem que pode ficar dentro de casa, desde que próximo a uma janela grande, com bastante iluminação. Eu, porém, nunca vi um verdinho dentro de casa; normalmente perdem as folhas e parecem mortos.
Nesse jardim que eu fiz, colocamos o bambu em um vaso. Logo que plantamos, ele estava verdinho, mas depois começou a perder todas as folhas. Estranhamos, pois o fornecedor disse que a muda era sangrada, ou seja, passou por um processo de retirada gradativa de seu ambiente natural. Como nunca tinha cuidado de um mossô, chamamos o fornecedor para ver a planta e ele garantiu que ela iria brotar. E brotou mesmo! Está verde de novo!
Entre os cuidados com essa planta devem estar o solo com boa drenagem e as regas semanais.




45 comentários:

  1. Oi Tati,
    Td bem?
    Lindo seu jardim, muito show mesmo!
    Bjão,

    ResponderExcluir
  2. Noossa que demais mesmoo !

    ResponderExcluir
  3. Oi
    Estou com o mesmo problema com o meu bambu. O meu jardim é parecido com o seu, mas o meu bambu está com as mesmas caracterísiticas, sem folha e parecendo que vai morrer. Vc pode me dar alguma dica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anonimo, sou dona de casa e tenho bambu mosso. Tive vários e morreram pois não sabia cuidar apanhei mas aprendi. O meu bambu mosso esta linda e já faz uns 06 meses que não cai uma folha. Você deve plantar o somente com humos de minhoca e cada 15 dias coloca no vaso adubo orgânico misturado com a terra humos de minhoca. Você pega a terra do próprio vaso mistura uma colher de sopa de adubo orgânico e coloca no bambu. Em tinta dias você vera a diferença, há deixa a terra sempre úmida mas sem enxarca. Seu bambu ficara lindo se fizer direitinho. Nunca deixe de colocar o adubo cada 15 dias.

      Excluir
    2. Vera, comprei um bambu mosso no sábado. Hoje é quinta e muitas folhas estão secando e caindo... Como queria ele num cachepô não replantei. Só o coloquei com próprio vaso em que ele veio dentro do cachepô e coloquei pedras ao redor. Ele Tem mais de 3 metros de altura e estou apavorada, preocupadíssima achando que ele está morrendo. Ele está na minha sala em frente a janela e com claridade direto. Seja sol ou quando o sol acaba deixo a luz ligada o tempo todo. Desde que o trouxe p/ casa só reguei hoje porque me disseram p/ agoar somente uma vez por semana. Aqui na internet estou encontrando dicas que não batem umas com as outras e isso me deixa mais triste ainda porque fico sem saber o que fazer. Sempre fui louca por um bambu mosso. Justo agora que tomei coragem e comprei isso acontece... Será que estou cuidando errado? É a primeira vez que cuido dessa planta! Se puder me retornar te agradeço muito.

      Excluir
  4. Ao leitor que me perguntou sobre o problema com o bambu (peço que deixe e-mail nas próximas vezes assim, fica mais fácil eu responder).
    O bambu fica em um local com sol e sem muito vento. Se tiver muito vento ou ele ficar na sombra, ele definha e pode até morrer. Mas se não, pode ser o que aconteceu com o jardim que eu postei. Ele ficou verde novamente. Isso já aconteceu várias vezes. Caem as folhas e depois brotam novas.
    Você tem ele há muito tempo ou foi plantado recentemente?

    ResponderExcluir
  5. Por favor, a gente pode podar o bambu mosso?

    ResponderExcluir
  6. Gislei, até onde sei não pode não.
    Tenho recebido várias perguntas a respeito dessa planta e estou preparando um post que em breve publicarei.
    Bj

    ResponderExcluir
  7. ola gostei muito... pois o meu problema é extamente o que vc descreve agora to mais tranquila e esperando que ele possa brota de novo...

    ResponderExcluir
  8. Ola, muito lindo seu jardim...
    Isso ocorre no começo, qdo muda de ambiente, o meu foi assim, pois qdo plantei em meu jardim regava todos os dias até voltar a brotar, e para minha surpresa, fui plantar num lugar mais úmido, nesses 3 anos passados já produziu 10 mudas, esta a coisa mais linda...
    bjos

    ResponderExcluir
  9. Vou comprar um bambu mossô para por no meu jardim de inverno,como cuidar dele,será que vai se dar bem neste ambiente?Regas e adubações,estas são algumas de minhas dúvidas.Me ajude por favor!
    Obrigada
    Mary

    ResponderExcluir
  10. Mary,
    O bambu mossô precisa de sol, em interiores ele costuma definhar e morrer com o tempo. Agora se o seu jardim de inverno for todo envidraçado e pegar sol boa parte do dia, acredito que não tenha problemas.
    O solo deve ser bem drenado para não ficar encharcado. As regas devem acontecer na medida em que o solo não fique seco, e sim, sempre umidecido.
    Espero ter ajudado.
    Abraços,

    ResponderExcluir
  11. Oi Tati! Comprei um bambu mosso plantei num vaso com drenagem, apanha sol tudo direitnho, só que alguns dias após após oplantar ,começou a ca ir as folhas e a secar ,hoje ele est´´a sem foljas e todo amarelo. Existe a possibilidade de salvá-lo?

    ResponderExcluir
  12. Anônimo querido, por favor, deixe seu nome e email das próximas vezes, sim? Facilita nossa conversa.
    Olha, se a muda era sangrada, ou seja, foi retirada da onde estava por um processo gradativo, ele vai rebrotar. Mas, sugiro falar com o produtor de quem comprou a muda e se for o caso, pedir para ele olhar a planta.
    bj

    ResponderExcluir
  13. Comprei uma linda muda de Bambu Mossô há uns 40 dias. Ele está em minha sala, abaixo de uma janela grande e recebe ao menos 3h diárias de sol. Foi plantado pelo profissional com todos os cuidados que deve ter. Há alguns dias começou cair umas folhinhas e essa semana já juntei VÁRIAS e estou em PÂNICO com isso. Tem algo que eu possa fazer? Será apenas "adaptação" e brotará tudo novamente?
    jaquelinetoso@gmail.com

    ResponderExcluir
  14. Gostaria de saber sobre a poda do Bambu-mossô, se quando as folhas todas morrem, é recomendada e de que forma faze-la.Se alguém tiver alguma experiencia agradeço.

    ResponderExcluir
  15. oi sou o diogo de
    campo grande ms...
    bom comprei um bambu em um viveiro e me disseram que era pa interior... bom mais com o passar do tempo vejo que ele ta caindo as folhas e normal..tbm me disseram que ele tem tempo pra ficar com as folhas e verdade;por favor tire minhas duvidas?

    ResponderExcluir
  16. Jaqueline, como já dissemos o bambu-mossô não é uma espécie para interiores, ele gosta de sol pleno. De qualquer maneira, essa queda de folhas pode ser da adaptação dele ao ambiente, ele é muito sensível.

    Anônimo, até onde sei não se poda o bambu-mossô. As folhas podem cair com a adaptação e depois ele rebrota todo. Agora se a planta morreu, por condições inadequadas, não tem o que ser feito.

    Diogo, o bambu-mossô é uma planta para pleno sol, num local protegido, sem vento. Dificilmente ele sobrevive em interiores. Sugiro que peça ao viveirista que olhe sua planta, para avaliar se realmente é de adaptação essa queda.

    Abraços a todos!

    ResponderExcluir
  17. Olá.

    Eu tenho um Bambu-mossô na minha varanda há 1 ano e meio, ele se adaptou bem (apesar das ventanias de vez em quando) e ocorreu exatamente como vc descreveu, cairam todas as folhas no início mas depois nasceu tudo de novo.

    É uma planta maravilhosa.

    Há um tempo atrás nasceu um brotinho do solo (da raíz) do bambu, aí resolvi cortá-lo com medo de enfraquecer a planta.

    No início deste mês nasceu outro brotinho, desta vez resolvi deixar crescer.

    Ele está plantado num vaso de 40x40cm. Tem 2,50m de altura e o brotinho está crescendo rápido, já tem 50cm de altura.

    O que devo fazer? Corto o brotinho ou deixo ele crescer? Será que ele enfraquece a planta?

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  18. Bom dia meu nome e Fabi, meu bambu-mossô fica em uma varanda aberta pega sol pela manha e claridade intensa o dia todo, gostaria de saber porque as folhas dele fica com as pontas queimadas ele esta todo com as pontas amarelas e queimadas, tipo da metade da folha em diante, molho ele regularmente, já coloquei adubo e vitaminas, mas não vejo resultado. Me ajude!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu estou na mesmíssima situação, já adubei etc... , parece tbm q tem umas folhas comidas, mas ñ vi bicho algum....

      Excluir
  19. Olá
    Comprei um bambu mosso na Terça na leroy merlin, nao sei ah quanto tempo ele já estar lá, pensei em colocar ele na minha sala mais ele nao ficou legal pq ele estar um pouco grande, aí coloquei na minha varanda que pega sal da manha, só que ela tem um pouco de vento. Será que isso implica, em relação ao vento?

    ResponderExcluir
  20. Comprei um bambu mosso há uma semana e ele começou a produzir umas gotículas brancas de um líquido grudento que pinga no meu piso e móveis? O que é isso?
    alguém poderia me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, não sei o que pode ser. Normalmente em orquídeas e outras plantas que tenho, se aparece um líquido grudento nos nós da planta, normalmente é sinal de que há alguma praga, geralmente a cochonilha, passeando pela planta. Mas nunca vi esse líquido ser tão volumoso que chegasse a pingar no chão.
      Abraços,

      Excluir
    2. estou com o mesmo problema!! alguem conseguiu descobrir o que sao estas gotinhas brancas e grudentas??

      Excluir
  21. comprei um bambu mosso e ele aguentou uns 6 meses, depois começou a cair as folhas e ficar amarelo, com aparencia de seco. ele fica na sala, perto de uma janela bem arejada, pega sol todos os dias pela manhã e claridade o dia todo. o que posso fazer para tentar recuperá-lo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei se ainda dá para recuperá-lo. Mas, como venho dizendo, o bambu mossô não é adequado para interiores, por mais luminosidade e ventilação que tenha.

      Excluir
  22. Compre um bambú mossô e ficou um pouco alto, posso podar a ponta? pensei em deixa-lo dentro de casa em baixo de um pergolado de vidro. se não der pra podar a ponta vou ter que transferir para o jardim.(comprei em um super mercado) por isso não tenho acompanhamento de paisagista pra me ajudar , se pude rme ajudar ficarei muito grata. Ainda não sei que tipo de adubo certo usar, ainda estou pesquisando.
    obrigada
    Valquiria - Maringá PR
    e-mail : comercial@dygran.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valquiria, bom dia!
      Até onde sei, não podemos podar o bambu. E o melhor lugar para ele, como temos dito várias vezes, é do lado de fora, sob o sol. Dentro de casa, por mais claridade que tenha, acaba definhando e secando com o tempo.
      Abraços!

      Excluir
  23. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  24. Olá Tatiana, meu nome é Rosana, também tenho essa planta maravilhosa chamada bambu mossô, e faço as regas certinho, 1 x por semana, mas notei que a terra está bem úmida, posso continuar regando mesmo assim?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rosana, pode sim. Só tome cuidado para não ficar encharcado. O solo tem que ser bem drenado. Se notar que está úmido demais, espace as regas. bj

      Excluir
  25. Olá. Tdo bem? Tive o msm problema c/ o meu bambu. Plantei na varanda do meu apartamento e logo as folhas secaram e começaram a cair. Fiquei desesperada. Pesquisei em todos os sites e fóruns possíveis e cada um me dizia uma coisa: que podia ser oídio, falta de adubação, problemas de adaptação...resumindo: passei enxofre, coloquei mais humus, adubei e continuava na mesma. O produtor chegou a me dar outro bambu, mas era enorme e não cabia aqui (tive que planta-lo no jardim do prédio). Mas não é que começaram a surgir folhinhas novas.?! Ele ainda está bem seco da metade p/ cima, mas com várias folhas novas nascendo.
    Como no vaso não havia uma boa drenagem e o bambu estava ficando um pouco encharcado, troquei essa semana. Agora estou esperando para ver se ele vinga de vez.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa sorte Carla! Depois me conta se está tudo bem com ele. bj

      Excluir
  26. meu bambu está c/ as pontas secas. O q pode ser?

    ResponderExcluir
  27. Boa noite sou a Giovana. Tenho um bambu musso comprei há 3 meses, mas ele deu uns ovos brancos e começaram a cair todas as folhas, utilizei água com sabão, vinagre e por ultimo pó de fumo, mas nao adiantou. Ele ainda nao esta com o tronco amarelado, mas já esta sem nenhuma folha, mas os ovos morreram, tirei muitos com escovinha. Aqui pega sol da manha, o que posso fazer para ele voltar a produzir folha ou fortalecer? Tenho outro bambu que esta com os ovinhos, apliquei o pó de fumo conforme recomendação e tirei com escovinha, mas parece que nao morreram todos. Mas o bambu esta indo pelo mesmo caminho do outro, as folhas estão com as pontas secas mais nao estão caindo, o que faço com os dois?

    ResponderExcluir
  28. Oi Tatiana....meu bambu mosso aconteceu tmabém de secar, e chamei o fornecedor para dar uma olhada, me afirmou que não morreu e que irá brotar em algumas semanas, mas já faz 2 semanas e até agora nada, vc sabe me informar quanto tempo demorou para brotar o seu bambu ( no jardim acima)?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rosana!
      Não me lembro exatamente, mas pela data da postagem e de quando implantamos o jardim, acredito que deva ter sido algo em torno de um mês.
      bj

      Excluir
  29. Oi Tatiana!
    Tenho um bambu mosso há uns 2 anos, ele estava ótimo até eu viajar por 21 dias e "esqueceram" de regá-lo. Depois de secar todo agora estão nascendo uns tufos na parte inferior, que ficam pendurados formando um buquet, mas todo o resto continua seco. Ele deve estar com uns 3 m e estes 3 tufos estão a 50cm do vaso. Como posso resolver essa situação? meu email é quebramolas8888@ig.com.br. Laura

    ResponderExcluir
  30. ola...tenho um bambu mosso desde o ano passado...comprei no verão passou a estação lindamente....agor ano inverno começaram a cair as folhas e secar..é normal devido a estação????ele irá renovar na saida do inverno??preciso mecher????agradeço e aguardo..

    glauce.garbossa@hotmail.com

    ResponderExcluir
  31. Oi, sou a Elenir comprei um babu musso ele veio em um vaso desses de plástico além do bambu grande ele tem mais duas mudas como devo proceder para transfiri-lo para um vaso definitivo. OBRIGADA

    ResponderExcluir
  32. Olá.Tenho um pé de bambu mosso no meu jardim. Ele está com 9 brotos. Gostaria de saber a técnica para replantar estes brotos. Já fiz algumas vezes e não deu certo.Socorro !! Meu jardim está virando um bambuzal.Obrigada

    ResponderExcluir
  33. ola tudo bem ? eu tenhoum bambu mosso na sala e ele esta morrendo o que eu devo fazer. dizem que ele nao gosta de muita agua é verdade?

    ResponderExcluir
  34. Olá, tenho o bamboo ha 1 mes ele esta com as pontas cheia de folhas nascendo, mas estao apareçendo umas coisinhas brancas tipo casa de aranha, por facor nao quero que ele morre como faço? cristinapolicena@hotmail.com

    ResponderExcluir
  35. Olá, tenho um bamboo ha 1 mes, me ajude apareçeu uma coisa branca tipo um seda ou casa de aranha, o que devo fazer cristinapolicena@hotmail.com

    ResponderExcluir

Adoro quando você participa do blog.
Tento responder a todos. Se deixar e-mail, respondo por e-mail. Senão, respondo aqui nas postagens mesmo.
Beijo e obrigada!