terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Flor canhota

É, sexta-feira surgiu um convite inesperado para viajar no fim de semana. Marido e eu topamos na hora, fizemos a mala correndo e saímos de São Paulo, às 18h. É, bem na hora da chuva... Bom, o fim de semana foi ótimo, gastronômico, divertido, com bons amigos (faz tempo que penso em montar um blog sobre viagens com maridão, será que rola?), mas o objetivo principal era pegar uma trilha, estrada de terra mesmo. E fomos de Campos do Jordão para Gonçalves e de lá para Monte Verde. Lugares na montanha, mais fresquinhos (passei um certo frio pra falar a verdade).


Bom, tudo isso para falar dessa florzinha charmosa que encontrei num vaso numa galeria em Monte Verde (a foto foi de celular mesmo porque a correria para sair de casa foi tão grande que esquecemos a máquina fotográfica... imperdoável!).


É a flor canhota (Scaevola aemula). É uma planta perene, com caules pendentes. As flores tem a forma de uma mãozinha ou um leque, se preferir. Podem ser azuis como as da foto ou brancas, e aparecem no verão.
Pode ser cultivada em vasos e floreiras, tanto a meia-sombra quanto sob sol pleno, é exigente quanto a nutrição.  Como é tolerante ao frio, é boa para ser cultivada no sul do país, assim como em lugares de maior altitude como o que estive.

Agora, alguém pode me contar por que o nome popular dela é canhota?

3 comentários:

  1. Eu não conhecia, mas achei muito linda!

    ResponderExcluir
  2. OLA QUERIDAAA...QUE COISA MAIS LINDAAA....SERÁ QUE ELA SO TEM ESSE NOME?????? VOU TENTAR ACHAR...NAO TENHO NENHUMA FLORZINHA AZUL NO MEU JARDIM....VALEU A DICA....UM GRANDE BEIJO...ETÉLIA....

    ResponderExcluir
  3. O nome "Flor canhota" vem de seu nome científico Scaevola, que significa canhoto em latim, nomeada assim devido ao seu lindo e diferente formato que lembra uma pequena mãozinha. Este nome Latim Scaevola é uma homenagem a um herói Romano chamado Mucius Scaevola que em um ato de grande bravura queimou a sua própria mão esquerda. Essa é a história que consta no papel explicativo sobre a planta que os produtores de Holambra mandam para os Gardens. E já lí sobre isso em um livro de plantas.
    Bom, espero ter ajudado!
    Bjuxxx...
    Pet Garden Manacá (Uberlândia M.G.)

    ResponderExcluir

Adoro quando você participa do blog.
Tento responder a todos. Se deixar e-mail, respondo por e-mail. Senão, respondo aqui nas postagens mesmo.
Beijo e obrigada!