segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Orquídea bambu

A primeira vez que vi essa planta foi numa revista Casa Claudia, há alguns anos. O título da matéria dizia, bambu ou orquídea? Acertou quem disse os dois. É a Arundina bambusifolia, a orquídea-bambu.

Mostrei para mamis, que comentou se não era a mesma planta que tinha na entrada do prédio onde eu trabalhava e onde fica o consutório de nossa dentista. Nunca tinha reparado, e passei a reparar.
E como adoro orquídeas, fiquei encantada com uma orquídea cujas flores duram entre 2 e 3 dias, mas que floresce várias vezes no ano, às vezes direto. Na mesma haste botões vão surgindo, conforme as flores vão caindo.


Se não me engano, minha mãe comprou algumas e plantou no canteiro, no quintal dos fundos. E quando reformamos o jardim, aproveitei-as e colocamos mais dessa linda planta. É tão lindo quando estão todas floridas. Acho que fico admirando tanto, que esqueci de tirar uma foto pelo menos da intensa florada no último verão.

A única que achei foi das minhas orquídeas-bambu. Sim! Porque eu também queria ter dessa plantinha, e quando me mudei para cá e passei a ter uma pequena varanda, tratei logo de comprar algumas mudas e plantá-las numa jardineira. Mas, as minhas, diferentemente das do quintal de mamis, foram definhando aos poucos. Pararam de florescer, foram amarelando, amarelando, secando, e nada do que eu fizesse adiantou até que sucumbiram de vez. Com o tempo, substitui-las por moréias, que também definharam. Acho que o problema é a jardineira! Tô pensando em jogá-la fora... rs

Mas, voltando a orquídea-bambu. É uma orquídea terrestre, que atinge até 2m de altura. Deve ser cultivada a pleno sol. Suas flores aparecem o ano todo, principalmente na primavera e verão. Não deixe a terra secar, deve estar sempre úmida, mas não enxarcada (acho que aqui foi meu pecado: regas de menos). E como é entouceirada, logo despontam novas hastes ao seu redor. Outra maneira de conseguir novas plantas, é destacar as brotações laterais que saem nas hastes, e plantá-las. Minha mãe fez várias mudas dessa maneira.


****** Recadinhos ******
1. Patrycia, esse post foi feito especialmente para atender seu pedido, mesmo que um pouco atrasado.
2. O trabalho me pegou de jeito semana passada e fiquei off line e o blog abandonado. Prometo que essa semana será diferente.
3. Você já respondeu a enquete, aí na barra lateral? Me conta o que mais gosta aqui do blog para me ajudar na busca de material interessante que seja interessante para vocês.

Bjs!

3 comentários:

  1. Oi Tati!
    Plantei algumas no jardim da frente de casa, mais para tapar a vista da janela da sala... Adoro, são lindas e já estão cheias de flores de novo. Mas tive que amarrá-las na grade da janela porque elas ensistem em pender para a frente...
    Bj

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Adorei passar por aqui e ver as novidades. Adoro arranjos..
    Apareça quando puder!
    Bjs
    Regiane

    ResponderExcluir
  3. Lari, esse é um probleminha que temos com elas quando ficam muito grandes. Se vcoê tem espaço, tudo bem. Mas, se não tem a solução é fazer o que você fez mesmo.
    bj

    ResponderExcluir

Adoro quando você participa do blog.
Tento responder a todos. Se deixar e-mail, respondo por e-mail. Senão, respondo aqui nas postagens mesmo.
Beijo e obrigada!