segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Topiaria de suculentas

Talvez vocês já tenham visto pela internet fotos de objetos forrados de suculentas como bolsas e guirlandas. Eu também já tinha visto. Como já sabem, adoro suculentas e adoro esses arranjos.

Estou lendo o livro Designing with succulents da Debra Lee Baldwin e lá tem uma seção sobre topiarias de suculentas. E a maior parte das fotos são do trabalho da Margee Rader. Então fui pesquisar na internet sobre ela e parece que ela é a mestre nessa arte. No site dela tem tudo sobre o assunto. E pelo que pude ler, essas topiarias na verdade são arranjos permanentes, que podem durar anos e não apenas como arranjos florais que compramos ou fazemos para durar algumas semanas, às vezes, dias.

Fonte: Debra Lee Baldwin

Fonte: SignonSanDiego.com

No livro tem uma receitinha de como fazer sua guirlanda. Vou resumi-lo aqui para vocês terem uma idéia de como é feito. Mas podem assistir a esse vídeo em que o autor do site entrevista a Margee e mostra um pouco como é feito o trabalho dela.

  • Primeiro precisamos de uma estrutura de arame, que pelo jeito, lá nos Estados Unidos é comum encontrar em lojas especializadas e de artesanato. Aqui, nunca vi, mas tudo bem. Essa estrutura tem o formato da guirlanda.

  • Depois, essa estrutura é coberta e preenchida com musgo. Para que ele fique ali, tudo é amarrado com um fio de cobre.

  • Com uma pinça são feitos buracos nesse musgo e neles, coloca-se as mudas das suculentas.

  • Depois de feito, você tem que "guardar" a guirlanda deitada, na sombra, por algumas semanas até que as suculentas se enraizem.
Fonte: Debra Lee Baldwin

Pronto! Agora tem mais uma coisa para colocar na minha lista de "Artes para algum dia fazer". E você? Se arriscaria a montar um arranjo lindo desses? Já pensou uma guirlanda dessas na porta da sua casa? Eu ia amar!

Ah! E não esqueçam do sorteio de aniversário do blog. Já está participando? As inscrições são válidas somente nesse post aqui e até as 23h59 da terça-feira, dia 31, hein?

Bj

7 comentários:

  1. Menina que coisa mais linda!!! bem que eu queria uma dessas !!!
    bjs Drika

    ResponderExcluir
  2. Que coisa mais lindaaaa!
    Amei demais teu blog, te vi nos comentarios do blog "Minha pele é melhor que a tua", vim te visitar pelo nome do teu blog... rsrsrs
    Como adoro verde e sou biologa.. Adorei tudo aqui!

    Me visite tb, nao tem nada a ver com biologia mas talvez vc goste!
    www.vidacomplicadademais.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Tati
    A guirlanda eu confesso que não gosto.
    Mas a outra é linda, toda colorida, amei!
    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Hello, Tati!
    Que coisa maluca essa, hein? Nem te conto o tamanho dos "bracinhos" das suculentas lá de casa, o pior é que fico com dó de cortar...
    Bj

    ResponderExcluir
  5. Muito lindinho o seu blog!
    Obrigada pelo selinho!!!

    ResponderExcluir
  6. Tatiana, tudo bem ??? Sou paisagista e tenho este livro há algum tempo e ao folhá-lo para diversificar idéias à um cliente me deparei novamente com estas topiarias; sempre admirei mas estou à ponto de executá-las tanto é que cheguei até seu blog. Você testou alguma coisa ??? Não parece ser difícil !!! Tks, abraços, Douglas.

    ResponderExcluir
  7. Oi Douglas, tudo bem. Olha, nunca testei, mas deve dar certo. Só me parece trabalhoso e delicado.
    Boa sorte, e depois me mostra como ficou. Acho que os leitores do Verde Jardim vão gostar de ver também.
    Abraços!

    ResponderExcluir

Adoro quando você participa do blog.
Tento responder a todos. Se deixar e-mail, respondo por e-mail. Senão, respondo aqui nas postagens mesmo.
Beijo e obrigada!